Psicólogos em saúde mental: como escolhê-los e como eles diferem dos psiquiatras

A pergunta mais comum que os psicólogos ouvem: Qual é a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra? Os psicólogos são essencialmente cientistas que estudam o comportamento, a emoção e a percepção em todos os contextos. Seu campo de interesse é muito mais amplo do que apenas doenças mentais. Os departamentos de educação são os maiores empregadores de psicólogos. O papel dos psicólogos clínicos, no entanto, se sobrepõe ao papel dos psiquiatras, mas os psicólogos não oferecem terapia medicamentosa ou tratamento de choque.

A psicologia clínica abrange a doença mental até certo ponto, especialmente em hospitais psiquiátricos onde os psicólogos fazem parte de uma equipe quanto ganha uma psicóloga psiquiátrica, mas trata-se principalmente de melhorar a forma como lidamos e nos adaptamos aos problemas encontrados em nossa vida familiar, social e profissional. E é sobre realização pessoal e satisfação com a vida. Psicólogos não são médicos e não prescrevem medicamentos. Eles trabalham com aconselhamento e psicoterapia, que explicarei em outro artigo.

Psiquiatras: são médicos que se especializaram em Medicina Psicológica. Em outras palavras, eles se especializam em doenças mentais. Comportamentos, padrões de pensamento e emoções seriamente inadequados que nos tornam incapazes de cuidar adequadamente de nós mesmos, ou até mesmo um perigo para os outros, podem ter uma causa genética ou outra biológica. Nestes casos é necessária intervenção médica; terapia medicamentosa será necessária, muitas vezes em conjunto com psicoterapia ou aconselhamento. Nestes casos, um psiquiatra pode ser o especialista mais adequado para começar (será necessário um encaminhamento médico), embora você ainda precise consultar um psicólogo. Os pacientes do psiquiatra geralmente relatam que recebem pouco aconselhamento, mas sua medicação é cuidadosamente monitorada. O seu médico encaminha os pacientes de acordo.

Escolhendo um psicólogo: critérios que seu psicólogo deve atender:

o Se você mora na Austrália ou nos EUA, seu psicólogo deve estar registrado em uma autoridade de registro de psicólogos do governo estadual. Isso é absolutamente essencial. Na Austrália, os psicólogos agora são registrados pelo governo federal por meio de uma unidade chamada AHPRA (Aust. Health Professionals Registration Authority). com status de “Chartered Health Psychologist”. O registro/licenciamento/estatuto do estado garante que o psicólogo esteja envolvido na educação continuada. Não estou familiarizado com todos os países europeus e asiáticos, é claro, mas um bom ponto de partida é identificar as principais organizações de psicólogos e o Departamento de Saúde local e fazer perguntas por meio deles.

o Deve ser membro de uma associação ou sociedade de psicólogos para que o psicólogo não fique isolado profissionalmente.

o Deve ser bem qualificado em psicologia academicamente. Dependendo do país, um diploma com honras com um programa de estágio supervisionado de 2 anos seria o mínimo aceitável (PhD nos EUA, mestrado no Reino Unido e honras na Austrália). Mas não se preocupe muito com credenciais acadêmicas porque, com toda a honestidade, há pouca ou nenhuma correlação entre status acadêmico e competência e experiência profissional. Mas certifique-se de que o psicólogo tenha pelo menos o mínimo exigido por lei (ele terá se legalmente registrado, licenciado ou licenciado), e vale a pena observar se o psicólogo possui algum diploma adicional relacionado ao seu próprio problema – por exemplo, aconselhamento, hipnoterapia, psicologia infantil, neuropsicologia, etc.

o Deve ter experiência extensa e ampla em psicologia, abrangendo alguns anos e diferentes áreas de foco da psicologia (por exemplo, educacional, organizacional, forense, deficiência intelectual, neurológica, psicologia social, acadêmica, etc.). A amplitude de experiência é uma vantagem importante.

o Idealmente, deve ser qualificado e experiente em algumas outras áreas que apoiem e ampliem as habilidades e compreensão do psicólogo, por exemplo, sociologia, medicina, enfermagem, naturopatia, fisioterapia, educação ou administração.

o Deve ter maturidade e experiência de vida. Por exemplo, como mãe solteira, criei 2 meninos e sou avó. Embora meus filhos tenham seus próprios ofícios e famílias e sejam bem ajustados, na adolescência houve “momentos”. Tive meu carro “totalizado” e deixado em uma vala e sei o que é ter pais irados batendo na porta. Em outras palavras, qualquer que seja o drama familiar pelo qual você esteja passando, eu provavelmente já passei por isso! Ajuda se o seu psicólogo entender genuinamente “de onde você vem”.